segunda-feira, setembro 04, 2006

Ai quem é... quem me ajuda..

Nas últimas semanas, tem surgido uma pergunta delicada, uma dúvida que muito me intriga:
" O Que é um grupo?"
Decidi procurar o seu significado no dicionário, e eis a resposta que me foi dada:

Grupo: s. m. conjunto de pessoas ou coisas que se abrangem no mesmo lance de vista; certo número de pessoas reunidas; conjunto de coisas que forma um todo; pequena associação.

Resposta insatisfatória. Cheguei a conclusão que esta definição mais não é que meras palavras, que estas apenas atribuem o significado verbal a palavra, mas em nada explicam tudo aquilo que envolve um grupo, coisas tais como o seu espírito, a sua cumplicidade e união. Ora então, será que alguém me consegue explicar satisfatoriamente o significado de (um) grupo, e tudo o que envolve tal união? Uma vez compreendido isto podemos partir para os motivos que podem levar a uma possível “desunião” e separação deste tipo de associação. Talvez a partir de uma certa altura, o grupo em si mesmo começa a perder o seu sentido… tal como se dissermos muitas vezes uma palavra ela acaba por perder todo o seu significado:
Grupo, grupo, grupo, grupo, grupo, grupo, grupo, grupo, grupo, grupo, grupo, grupo, grupo, grupo, grupo, grupo, grupo, grupo, grupo (…)
Que significado terá agora esta palavra? Talvez o mesmo, ainda que, se calhar não para toda a gente… será uma coisa do género suficientemente saturante ao ponto de provocar desunião, separação e se calhar até intrigas dentro de um grupo (seria batota neste caso considerar grupos de trabalho) que a partida se consideram amigos e unidos?
Deixo aqui duas letras vossas conhecidas, que talvez ainda vos diga alguma coisa:






Andarilhos

E aí vamos de novo na estrada
Trocamos vistas sem ver nada
Cada um sege a sua devoção
Sua ilusão
Voam chapéus
Doem as pernas
Aqui e ali
Ampara a criança
Cuida de todos, cuida de ti
No teu caminho

E vim a ser mais um andarilho
Já ponho um pé á frente do outro
Já dei comigo fora do trilho
Por tão pouco

Agora a hora
É de alegria
Chegamos hoje
Ao fim do dia
Vamos lavar
Os corpos suados
Pelo caminho

E eis que chega
O amanhã
É levantar
Seguir viagem
Adeus adeus
Toma coragem
P'ro teu destino

E vim a ser mais um andarilho
Já ponho um pé á frente do outro
Já dei comigo fora do trilho
Por tão pouco


letra: Tim
música: Xutos & Pontapés




Inferno ( O Filme ) Parte 2

Até ao meu regresso e mais além
Deitados na terra de ninguém
Sempre com remorsos por alguém
Que fiocu para trás

Nós nos entendemos muito bem
Nem sequer precisamos de falar
Às vezes basta cruzar um olhar
E já está

No combate final
Não ouvindo o teu sinal
Procurarei por ti
Há-de a coragem sobrar
Eu irei-te buscar
Ao inferno
Faz o mesmo pá
Por mim

Âté ao meu regresso e mais além
Eu já só te peço fica bem
Aguenta essa saudade por alguém
Que fiocu para trás


letra: Tim
música: Xutos & Pontapés




E agora eu pergunto: PORQUÊ??!!

2 comentários:

ruxa disse...

Porque tudo na vida precisa de uma abalo para que possa ganhar o seu real valor!
Do alto da minha "sabedoria" própria de quem já passou há uns anos pelas dúvidas e desilusões que vos assolam agora (sem querer com isso dizer que eu também não as sinta), digo-vos que é bom que estas quebras aconteçam. São elas que fortalecem a união!
Como um bebé tem que dar muito bate-cú para aprender a andar, também um grupo precisa de quedas para subir novamente... e é quando sobe que a força prevalece!

Não se deixem cair em tentações melancólicas ;)

bruxinha-2006 disse...

a 2 musica(inferno) diz-me muito..
a uniao faz a força e n digo + nada pk ja ta td dito..portem-se.